Título: O Tempo e O Vento 1 - O Continente vol. 2
Autor: Erico Verissimo
Editora: Cia das Letras (2004)
Páginas: 440
Minha classificação: ⭐️⭐️⭐️⭐️
______________________________________________________________________________
O Continente vol. 2, que encerra a primeira parte da portentosa trilogia O Tempo e O Vento, embora seguimento do volume 1, muito mais que uma mera continuação (sem deixar de ser), tem características próprias e singulares.
Vejamos:
Enquanto o volume 1 é marcado pelas constantes peregrinações dos Sete Povos das Missões, o volume 2 nos apresenta uma Santa Fé alicerçada e fecunda, com vida própria e pululante; enquanto o volume 1 seja, por assim dizer, o tomo de estreia e apresentação dos principais personagens da saga, a exemplo da Família Terra e o advento do capitão Rodrigo Cambará, o segundo tomo nos traz outros expoentes importantes, como o padre livre-pensador Atílio Romano (ri muito com o engajamento cômico desse clérigo!), o jornalista baiano Toríbio Rezende e o médico alemão Carl Winter.
Percebi também que no segundo volume as ideias abolicionistas e republicanas são apresentadas e exploradas, mostrando o profundo engajamento do romance de Erico à história, totalmente atento às transformações sociais e políticas então vigentes no Brasil.
Vale ressaltar que, através da figura do Dr Winter, também o positivismo tão em voga na Europa, é trazido e fartamente debatido durante as regaladas refeições servidas no Sobrado.
Não posso deixar também de mencionar a lenta mas expressiva liderança conquistada pela viúva do capitão Rodrigo, Bibiana Terra, que aos poucos vai retomando posse do Sobrado, outrora casa de seu pai, Pedro Terra, afanada pelo avô da esposa de Licurgo Cambará, Luzia.
Alternando os capítulos entre os acontecimentos políticos, sociais e pitorescos de Santa Fé, o volume dá continuidade ao cerco ao Sobrado, culminando com o debandar das tropas federalistas da cidade, e a morte silenciosa de Florêncio Terra. Já iniciada a leitura do 3° pilar da trilogia, O Retrato, espero continuar mergulhando nessas páginas magistralmente bem escritas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário